Governo de Goiás

Superintendência de Vigilância em Saúde

Procure o que você precisa:
Quarta, 01 de Abril de 2020
Notícias
Superintendente da Suvisa recebe residentes de Veterinária da UFG e fala importância do órgão nos serviços da saúde no Estado
19/02/2020 08h21 - Atualizado em 19/02/2020 08h30

A superintendente de Vigilância em Saúde/SES Flávia Amorim recebeu nesta terça-feira, 18/02, às 8H30 na sala de reunião do 5º andar, residentes e o coordenador de estágios da Escola de Veterinária da UFG. Presentes também a coordenadora de Zoonoses, a veterinária do Centro de Informações Toxicológicas (CIT), a coordenadora de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores e a coordenadora-geral de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde. Flávia explicou da importância dos veterinários nos serviços de saúde da Suvisa/SES: “vocês entenderão a experiência de nossos técnicos, em suas várias ramificações da saúde pública, e aproveitem bastante desse trabalho e da sua importância para nosso país, e terão idéia de como trabalhamos a saúde da população”.

Por sua vez o coordenador de estágios da Escola de Veterinária Leandro Guimarães Franco falou da importância da residência dos novos veterinários em sua área profissional e o fato de conhecerem a Suvisa/SES a in loco, pois faz parte do conteúdo quando se trata da regulação da saúde pública. A médica veterinária Sonaide Marques falou das diversas ações realizadas dentro dessa área, mas que “a saúde pública veterinária trabalha em prol da saúde humana”. E exemplificou a ciência veterinária dentro das áreas ambiental, zoonose e epidemiológica, e das diversas listas de notificações de doenças animais. Tudo passando pela administração, planejamento e normatização, com o objetivo de executar os programas de saúde pública, e seus protocolos. A execução dos programas pode ser tanto pelos governos federal, estadual ou municipal.

O encontro foi solicitado pela Coordenação dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde da Escola de Veterinária e Zootecnia para uma visita técnica às dependências da Superintendência de Vigilância em Saúde, mais especificamente à Gerência de Vigilância Epidemiológica. O objetivo é o de mostrar aos profissionais médicos veterinários residentes a importante função da SUVISA/SES dentro dos serviços de saúde. E nesse contexto as principais atuações das coordenações e programas de controle de doenças e vetores. Serão 13 residentes e um docente coordenador. Também fez parte do roteiro visitas ao Centro de Informações Toxicológicas (CIT) e aos laboratórios do Lacen, onde são feitas as análises de doenças.

Avenida 136, Qd. F-44 Lts. 22 e 24, Edifício César Sebba, Setor Sul, CEP 74093-250 - Goiânia/GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento