Governo de Goiás

Superintendência de Vigilância em Saúde

Procure o que você precisa:
Sexta, 20 de Setembro de 2019
Notícias
MS realiza Oficina de Planejamento para a Estruturação da Rede de Laboratório de Hanseníase para Estados da Região Centro-Oeste
03/07/2019 12h18

MS realiza Oficina de Planejamento para a Estruturação da Rede de Laboratório de Hanseníase para Estados da Região Centro-Oeste

 

A retomada do combate e controle da Hanseníase no País passa por um momento de discussões e planejamento das ações conjuntas entre os diversos componentes da vigilância em saúde, tais como as coordenações estaduais dos agravos e laboratórios estaduais.

Neste contexto, o Ministério da Saúde promoveu nos dias 01 e 02 de julho, em Goiânia/GO, a “Oficina de Planejamento para a Estruturação da Rede Laboratorial para Hanseníase na Região Centro-Oeste”. O evento tem como objetivo discutir a rede de laboratório no Sistema Único de Saúde (SUS), no que permeia a padronização dos corantes utilizados na realização da baciloscopia, o resgate e controle de qualidade do exame, bem como a implantação de outros métodos laboratoriais como a sorologia e a biologia molecular na investigação do Mycobacterium leprae.  Tal proposta visa o fortalecimento e integração da rede laboratorial com a vigilância da hanseníase no País, voltadas a qualificação do atendimento às pessoas acometidas pela doença.

 

Organizado pela Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação (CGDE/DCCI/SVS-MS) e Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/DAEVS/SVS-MS), com apoio do Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), o evento teve a presença dos Diretores e Técnicos dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública do Distrito Federal e dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

 

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros / LACEN-GO, participou ativamente das discussões, disponibilizando equipe técnica e estrutura física, além de equipamentos para uma possível implantação das novas técnicas apresentadas durante o evento, vislumbrando uma ampliação do escopo de testagem para o monitoramento da Hanseníase no Estado de Goiás.

Avenida 136, Qd. F-44 Lts. 22 e 24, Edifício César Sebba, Setor Sul, CEP 74093-250 - Goiânia/GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento