Governo de Goiás

Superintendência de Vigilância em Saúde

Procure o que você precisa:
Domingo, 16 de Junho de 2019
Notícias
SES-GO orienta municípios sobre surto de sarampo em navio
28/02/2019 08h02 - Atualizado em 21/03/2019 07h38

Alerta é que passageiros que estiveram a bordo e apresentem sintomas procurem uma unidade de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta aos municípios goianos sobre o surto de sarampo no navio de cruzeiro MSC Seaview, que começou a viagem em 16 de janeiro e a finalizará no dia 2 de março. A orientação é que pessoas que estiveram a bordo e apresentem sintomas como febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza e conjuntivite, em até 18 dias após o desembarque, procurem imediatamente uma unidade de saúde. É importante que os passageiros apresentem a caderneta de vacinação para avaliação dos profissionais de saúde.

A vacinação é a forma de prevenção mais eficaz contra o sarampo e deve ser realizada conforme as indicações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS).  Além de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada, a gerente de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Magna Carvalho, orienta que “a população em geral intensifique as medidas de prevenção e controle da doença”. As estratégias incluem evitar contato com pessoas possivelmente doentes e adotar medidas de etiqueta respiratória, como colocar a mão na frente da boca quando tossir ou espirrar e lavar as mãos regularmente”.

De acordo com o Calendário do MS, pessoas com idade a partir dos 12 meses até 29 anos de idade devem tomar duas doses de vacina com componente sarampo (tríplice viral e/ou tetraviral). Para quem tem de 30 a 49 anos de idade, o recomendado é uma dose da vacina tríplice viral, conforme a situação vacinal encontrada. As doses são gratuitas e estão disponíveis em salas de vacinação espalhadas por todas as regiões de Goiás.

Situação

Em Goiás, os últimos casos registrados de sarampo foram em 1999 e o último óbito confirmado pela doença ocorreu em 1991. No ano passado, foram notificados 87 casos suspeitos e todos foram descartados. No Brasil, de janeiro de 2018 a janeiro de 2019, foram confirmados 10.302 casos da doença em 10 Estados (Amazonas, Roraima, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Bahia, Rondônia) e no Distrito Federal.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. Os sintomas são febre alta, manchas vermelhas generalizadas, tosse, coriza, conjuntivite e pequenos pontos brancos na mucosa bucal.

Pedro Ferreira, da Comunicação Setorial

Foto: Divulgação

Avenida 136, Qd. F-44 Lts. 22 e 24, Edifício César Sebba, Setor Sul, CEP 74093-250 - Goiânia/GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento