Governo de Goiás

Superintendência de Vigilância em Saúde

Procure o que você precisa:
Segunda, 18 de Março de 2019
Notícias
Reunião da CIB é marcada por deliberações importantes e anúncio de repasse
18/02/2019 15h30 - Atualizado em 28/02/2019 08h03

No encontro foi anunciado repasse da contrapartida estadual aos municípios ainda neste mês. Pauta incluiu a disponibilização gratuita às secretarias municipais de um novo sistema de solicitação de vagas

O secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, participou nesta sexta-feira, 15, da primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2019. Durante a pactuação de pautas referentes aos serviços de saúde que são ofertados aos cidadãos goianos, o secretário fez questão de frisar a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios. “A gestão engajada entre SES e SMS vai permitir que o Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolva ações estratégicas e fundamentais para os usuários da rede pública de saúde”, pontuou.

A reunião, que reúne os gestores de saúde dos 246 municípios goianos, também foi acompanhada pelos superintendentes da SES-GO a convite do secretário estadual. Na ocasião, Ismael Alexandrino solicitou a retirada de um item de pauta para pode averiguar a situação pessoalmente. A Secretaria Municipal de Saúde de Porangatu solicitou a desistência do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento da cidade, a fim de destinar o prédio a atividades administrativas. O titular da SES justificou à mesa diretiva que visitará o município e que tentará buscar outras soluções para a unidade. “Peço para que essa pauta seja retirada. As UPAs tem uma excelente estrutura, que precisa ser bem aproveitada. Nas próximas semanas visitarei o município e quero, em conjunto ao gestor de Porangatu, encontrar uma melhor usabilidade para esse prédio que comporta serviços mais específicos de assistência à população”, argumentou.

Para Ismael Alexandrino, conhecer as regiões do Estado vai permitir realocação de serviços e, consequentemente, melhorar o atendimento aos usuários do interior de Goiás. “Nosso tripé é a regionalização, regulação e eficiência no atendimento. Através disso vamos conseguir adequar os serviços da rede pública e atender de forma mais adequada à população que está longe da Capital”, disse, ao anunciar que o repasse da contrapartida financeira para os municípios referente ao mês de janeiro será creditada dentro deste mês, o que alegrou os presentes. A secretária municipal de Saúde de Trindade e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Gercilene Teixeira, disse que esse é um anseio dos municípios que precisam do apoio Estadual na oferta de serviços em todo o Estado. “Estamos felizes com esse posicionamento e nos colocamos à disposição da SES para efetivar os serviços que oferecemos”, finalizou.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES , Maria Cecília Brito, apresentou as campanhas de vacinação de 2019 para os gestores municipais, com os resultados da campanha de 2018. Na série histórica das coberturas vacinais do calendário nacional de vacinação, Maria Cecília Brito frisou a importância do trabalho nas cidades e disse que vários fatores interferem para que essas campanhas não tenham completa cobertura. “Os secretários municipais de Saúde tem o papel de motivar seus agentes comunitários de saúde que vão conscientizar e mobilizar a população local na busca pelas vacinas”, completou. Outro ponto destacado pela superintendente foi a necessidade dos municípios alimentarem os sistemas de informação, para que os dados da cobertura vacinal sejam realmente verídicos.

Durante o encontro, foi anunciado pela Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais (Suprass) que a SES disponibilizará gratuitamente aos municípios um novo sistema de solicitação de vagas, conhecido como DuoSystem. Os gestores poderão solicitar o sistema e receberão treinamento gratuito no decorrer do ano. Também foram deliberadas a criação de cursos de especialização na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, através da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS), que serão oferecidos para profissionais de saúde de unidades hospitalares na busca pela educação continuada e capacitação desses servidores.

A próxima reunião da comissão ficou agendada para o dia 26 de março e será realizada no auditório do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).

Felipe Cordeiro, da Comunicação Setorial
Fotos: Erus Jhenner

Avenida 136, Qd. F-44 Lts. 22 e 24, Edifício César Sebba, Setor Sul, CEP 74093-250 - Goiânia/GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento