Governo de Goiás

Superintendência de Vigilância em Saúde

Procure o que você precisa:
Segunda, 18 de Março de 2019
Notícias
Suvisa recebe visita de residentes da Escola de Veterinária da UFG
24/01/2019 07h58 - Atualizado em 24/01/2019 08h17

A estrutura da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) foi alvo, durante dois dias, de visita dos residentes do 2º ano do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG. Eles estavam acompanhados do coordenador do programa, o professor Leandro Guimarães Franco, e foram inicialmente recebidos pela superintendente Maria Cecília Martins Brito, que explicou como funcionam as diversas gerências e coordenadorias da pasta ligada à Secretaria Estadual da Saúde (SES).

A Superintendente explicou que toda esta estrutura existe para levar saúde à população, e está aberta a uma ponte com a Universidade, sendo que este encontro já é um passo para definir um programa de residência.

Em seguida foi mostrado um vídeo institucional ilustrando o trabalho da equipe Suvisa, e a importância de cada setor para oferecer uma estrutura e servir ao cidadão goiano, sendo um “agente ativo na promoção de ações de saúde e de prevenção de riscos e agravos, visando melhor qualidade de vida, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS”. Neste contexto integra áreas do conhecimento e aborda o planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde, ambiente e processo de trabalho das populações.

Durante todo o dia desta 4a.feira, os residentes visitam as instalações e as ações do Lacen. Ali são executadas atividades de pesquisas em bacteriologia, parasitologia, anatomia patológica e química e o preparo de produtos farmacêuticos, químicos e biológicos. Suas atividades são divididas em duas áreas: Biologia Médica, e outra de Produtos e Ambiente, contemplando 40 seções diferentes. O Lacen atende uma demanda de rotina de baixa complexidade, e integra um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizados em subtratividades relacionadas à Vigilância em Saúde, focada na média e alta complexidade.

Estiveram também presentes no encontro Maristella Sasse coordenadora geral de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde e Sonaide Marques, técnica da Coordenação de Zoonose.

Avenida 136, Qd. F-44 Lts. 22 e 24, Edifício César Sebba, Setor Sul, CEP 74093-250 - Goiânia/GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento