Governo de Goiás

Superintendência de Vigilância em Saúde

Procure o que você precisa:
Segunda, 18 de Março de 2019
Notícias
Workshop compartilha conhecimentos sobre sistemas de saúde
29/11/2018 17h08 - Atualizado em 13/12/2018 12h14

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atua continuamente com o propósito de promover o compartilhamento do conhecimento apreendido pelos técnicos das diferentes superintendências. Nesta sexta-feira, 30 de setembro, acontecerá o II Workshop de Sistemas Datasus em Goiás, no qual estarão presentes servidores de todas as superintendências que atuam na área. O evento será realizado a partir das 8 horas, na Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), no Bairro Santo Antônio.

Atualmente, existem mais de 600 sistemas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em uso nos diversos departamentos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) com pouca ou nenhuma interação entre estes sistemas e seus gestores. A coordenadora de Sistemas de Registros Eletrônicos em Saúde e Sistemas DATASUS da SES-GO, Diana Guimarães, acentua que o objetivo do workshop é justamente disseminar o conhecimento sobre estes sistemas entre todas as superintendências da Secretaria. “Pode acontecer de os indicadores de um sistema serem úteis para o desenvolvimento de ações de uma área parceira”, sublinha.

Na programação desse workshop, especificamente, constam apresentações sobre os sistemas utilizados na Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças (SGPF) e na Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). Entre tais sistemas estão a Ficha de Programação Orçamentária, Ouvidoria, Registro Hospitalar de Câncer, Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família em Saúde, Sistema de Vigilância de Água e Notivisa.

O I Workshop de Sistemas Datasus em Goiás aconteceu em 26 de junho deste ano, com a apresentação de 23 sistemas. Diana Guimarães destaca que a disseminação de conhecimentos é importante para a estruturação de políticas públicas. “Uma vez que a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás passa a compartilhar o conhecimento entre si, ações poderão ser construídas para toda a população”, enfatiza. Ela acentua, ainda, que existe a pretensão de, no futuro, serem construídos painéis de indicadores para divulgação dos dados, assim como acontece atualmente com a Ouvidoria.

Avenida 136, Qd. F-44 Lts. 22 e 24, Edifício César Sebba, Setor Sul, CEP 74093-250 - Goiânia/GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento