Governo de Goiás

Superintendência de Vigilância em Saúde

Procure o que você precisa:
Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Ações desenvolvidas
23/04/2015 13h58

Principais ações desenvolvidas:

  • Seminários Municipais - No ano de 2012, foram realizados 22 seminários municipais nas cidades contempladas pelo OMSH, que objetivaram divulgá-lo e sensibilizar os gestores das áreas da saúde, trânsito, instituições afins, associações e mídia local quanto à necessidade de atuar na segurança do trânsito com a intenção de reduzir a morbimortalidade por acidente de transporte terrestre.

 

  • Seminário Estadual de Saúde e Trânsito - Em 2013, em Anápolis, aconteceu o I Seminário de Saúde Pública e Trânsito e, no ano de 2014, em Goiânia, foi realizado o II Seminário de Saúde Pública e Trânsito. Eventos que envolveram profissionais representantes das áreas da saúde, trânsito e meio ambiente dos 22 municípios prioritários, com participação de palestrantes do estado de Goiás e de outros estados brasileiros.

 

  • Participação no comitê VIDA NO TRÂNSITO – O OMSH participa do grupo de análise dos acidentes de trânsito na região metropolitana de Goiânia. Grupo que conta com representantes de diversas áreas, como, por exemplo: SAMU, Polícia Técnico - Científica, DNIT, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. O Projeto Vida no Trânsito é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

 

  • Saúde e Segurança da Estrada – Operações realizadas em parceria com o 15º Comando Regional de Polícia Militar - comando de policiamento rodoviário, SEST/SENAT, HEMOCENTRO, SPAIS e Hospital da PM nas rodovias goianas, visando avaliar as condições de saúde do condutor e sensibilizá-los quanto à importância da relação entre a saúde e a segurança na estrada. Consiste em paradas (blitz) educativas e preventivas com oferta de serviços de saúde gratuitos, como aferição de Pressão Arterial, Avaliação de Índice de Massa Corporal, Testagem de Acuidade Visual, Teste de Glicemia Capilar, Tipagem sanguínea, orientações sobre alimentação saudável, malefícios do tabaco, DST/AIDS, perigos da associação álcool/drogas e direção, realização de exercícios de alongamento voltado para suas práticas laborais, dentre outros. Vários são os fatores de risco para os acidentes de trânsito na estrada: excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, sonolência, problemas de saúde, como vertigem ou mal estar em decorrência da alteração nas taxas de diabetes ou pressão arterial e diminuição da acuidade visual. Em 2014 foram realizadas 8 edições com atendimento de 980 caminhoneiros e devido ao sucesso dessas ações, em 2015, os eventos continuam com previsão para mais 8 edições.

 

  • Atividades Pedagógicas – Em 2014, através da UEG/EVV, foram realizadas em escolas estaduais, concursos de redação e arte com os temas de saúde, mobilidade e trânsito. Para 2015 estão previstos novos concursos a partir das oficinas de produção textual.

Avenida 136, Qd. F-44 Lts. 22 e 24, Edifício César Sebba, Setor Sul, CEP 74093-250 - Goiânia/GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento